Av. República do Líbano, 251, Ed. Rio Mar Trade Center, Torre A, Salas 1713 e 1714, Pina, Recife-PE

O início da virada: como vim parar na Medicina Preventiva?

Dr. Carlos Bayma

Concluí o curso de medicina pela Universidade Federal de Pernambuco em 1988, aos 24 anos. No ano seguinte, fui convocado para prestar serviço militar pelo Exército como oficial-médico. Fiquei lá por 12 meses e 1990 assumi meu posto de Médico-Residente concursado em Cirurgia Geral e Urologia no Hospital Getúlio Vargas, no Recife-PE.

Em 1993 concluí a Residência Médica e parti imediatamente para São Paulo, onde realizei pós-graduações em Uroneurologia, Urodinâmica Geral e Urodinâmica Pediátrica. Voltei para o Recife e iniciei minha carreira de Urologista, que durou até 2011.

Nessa época, insatisfeito com a medicina que praticava e com a rotina cruel da Urologia, comecei a pensar em duas possibilidades. Uma: largar a profissão e enveredar pela área empresarial. Outra: mudar de caminhos em Medicina. Optei pela segunda. Ainda bem!

Comecei a enveredar por uma trilha mais natural, holística, preventiva e amplamente conectada. Encontrei isso em um Curso Introdutório em Medicina da Longevidade Saudável, promovido por seu idealizador, o Dr. Ítalo Rachid (Grupo Longevidade Saudável). Foram 5 dias de puro encantamento. Recuperei o gosto pela prática médica e mergulhei profundamente na área, realizando cursos e pós-graduações e participando de todos os congressos de interesse. De um modo bem rápido e confiante, larguei Urologia e comecei a me aperfeiçoar, preparando-me disciplinadamente para esse novo desafio de carreira profissional e, porque não dizer, de vida.

Devido aos problemas relacionados à denominação de que área eu estava realizando, passei a chamá-la de Medicina Preventiva Funcional, pois, dentre os objetivos da prática, estavam prevenir e retardar doenças e condições limitantes e elevar a saúde a um nível de funcionamento normal do corpo, mente e emoções (ou algo mais próximo disso).

Abrir chat
Atendimento